Somos o que comemos.
A temporada do morango já começou e já podes colher os seus benefícios.
Somos o que comemos e se comermos a fruta da época somos ainda mais o que comemos. E isto, nutricionalmente, é ótimo. Os alimentos da época estão no seu auge em termos de riqueza de vitaminas e minerais.
O morango é bem abonado no que toca a vitamina C (antioxidante), B6, biotina (fortalece cabelo e unhas), ácido fólico, fibras (importantes para uma digestão saudável), ômega 3 e minerais como iodo, manganês, potássio, fósforo, ferro e magnésio (fundamental na prevenção da diabetes).
Os morangos promovem o fortalecimento do sistema imunológico, têm ação anti-inflamatória, e ajudam no processo de cicatrização.
Na hora de escolher:
Não te deixes impressionar pelo tamanho. Os médios ou pequenos são mais saborosos, normalmente.
Manchas e algum verde aqui e ali são sinais de que esse morango não é o morango para ti. O morango para ti é brilhante (indica que é fresco), cheira mesmo a morango (sinal que é suculento) e ainda conserva o caule e as folhas (verdes e viçosas).
Na hora de guardar:
Lava os morangos, mas seca-os muito bem antes de os arrumares.
Guarda no frigorífico num recipiente fechado para não se deteriorarem tão rapidamente.
Mantém o caule até à altura de consumires.
Na hora de consumir:
Não os comas demasiado frios. Vais sentir melhor o sabor se os retirares do frigorífico alguns minutos antes (20 minutos são suficientes) e deixares que regressem à temperatura ambiente.
Morangos com açúcar? A resposta é: é melhor não. Evita. Prefere os morangos ao natural. Mas se o toque adocicado não pode faltar, troca o açúcar refinado por um fio de mel.
Experimenta fazer um sumo com morangos. Adiciona hortelã ou um pouco de gengibre. Delicioso!