Cozinhar com as crianças: divertido e didático

nutrição, saúde, bem-estar, motivação / Janeiro 2021

A alimentação saudável começa na cozinha.

 

A nutrição saudável começa na cozinha e a experiência de preparar refeições com as crianças, como o aroma de um bolo acabado de fazer, transpõe a cozinha: conforta corações, expande-se pela memória e fica para toda a vida.

 

Cozinhar com as crianças contribui para lhes fortalecer o gosto por alimentos caseiros. E, mediante as opções, pode também desenvolver-lhes o gosto por alimentos saudáveis, na medida em que os pais são os modelos nas escolhas alimentares das crianças. A juntar às preferências saudáveis, um ambiente acolhedor com refeições caseiras pode ser uma boa ajuda na consolidação de comportamentos salutares.

 

É sabido que nas últimas décadas, os indicadores de excesso de peso e de obesidade infantil têm vindo a aumentar.

 

Dietas pobres em nutrientes, snacks com grande quantidade de calorias, porções inadequadas de fruta, legumes e cereais integrais estão entre os fatores que levam aos índices elevados de obesidade entre as crianças. Outro dos fatores reside nas refeições fora de casa que, habitualmente, fornecem menor quantidade de cálcio e fibra (micronutrientes importantes) e contêm maiores quantidades de gorduras saturadas.

 

Então, por que não reservar tempo para, em casa, cozinhar com os mais pequenos?  Não é só uma ferramenta que se lhes está a dar, são memórias e laços fortalecidos.

 

E os benefícios não se ficam por aqui. Há bem mais. É pegar nos aventais e começar a comprovar!

 

  • Permitir que uma criança meta as mãos na massa, adequando o tipo de confeção à idade, vai proporcionar-lhe sentimentos de independência e orgulho e vai cultivar a autoconfiança e a responsabilidade. Prepara-te para ouvir: “Fui eu que bati os ovos”, “Fiz quase tudo sozinho, a mamã só ajudou!”

 

  • Por norma, os mais pequenos gostam de provar e comer o que cozinham. Mas é preciso envolvê-los na seleção dos ingredientes e na preparação do repasto. Isto potencia a vontade de experimentar as suas obras culinárias.

 

  • Introduz alimentos novos quando cozinhares com as crianças. Isso vai aguçar-lhes a curiosidade, ajudá-las a desenvolver abertura mental para o novo e aumentar a probabilidade de experimentar novos alimentos.

 

  • Outra vantagem curiosa de cozinhar com as crianças, é que, subtilmente, as suas noções de quantidades, medidas e números podem ser aperfeiçoadas. Contar os ovos, pesar a farinha, medir meio litro de água…

 

A matemática vai melhorar, a saúde vai melhorar, o convívio familiar vai melhorar. Aventais ao alto!