Prolonga o Verão. 4 opções leves e frescas.

verão, leveza, frescura, bem-estar, fruta, brincar, nutrição, férias, saúde, lifestyle / Setembro 2021

Falar em Verão é falar em descomplicar. Calma, descontração, brisa suave, sorrisos fáceis, uma sombra a meio da tarde…

 

1 – Sair. Põe este verbo em prática. Sabemos que vivemos tempos de moderação nas saídas e de cuidados redobrados nelas, mas ser cauteloso e ser responsável não são incompatíveis com aproveitar os dias longos. Ainda podemos saborear a frescura e vitalidade de uma manhã de Verão ou a brisa morna e meiga de um final de tarde estival. Então, façamo-lo! Acordar e ir sem destino. Simples. Um exemplo? A estrada atlântica já conheceu melhores dias, mas ainda lá está: aberta, ampla, pronta para ser percorrida de janelas abertas, deixando o aroma a verde & mar embutir-se. Ir ao sabor da vontade. Parar quando os olhos nos obrigam a deter na paisagem. Usufruir. Estar no momento, ser no momento.

 

 2 – Fruta, fruta e mais fruta. Verão pede refeições leves, suculentas, frescas. A fruta pode bem ser uma aliada na época de maior calor. É muito versátil. Tanto fica bem nos lanches para levar para a praia, como em acompanhamentos/saladas. Dá preferência à fruta da época. É que a Natureza é sábia e a fruta de Verão é rica no teor de água. Agarra-te às cores nacionais: vermelho (morangos, cerejas), amarelo (melão, ananás) e verde (melancia).

 

3 – Andar à chuva. Disparate? Nada! Uma boa chuvada de Verão… Se ela vier, é aproveitar. Saborear a frescura da água (sem nos constiparmos!). Ouvir e ver os pingos volumosos a tocar o chão. Abrir as palmas das mãos e sentir o toque delicado das gotas. Inspirar o aroma a terra molhada. Se isto não é uma experiência sensorial a não perder…

 

4 – Brincar e deixar brincar. As crianças (e os adultos também, não escondamos) precisam de liberdade e o Verão é muito isso: alimentar a liberdade. Então, porque não uma caça ao Tesouro na praia? Espaço para enterrar objetos preciosos, como o cromo que falta na caderneta ou a aquela Minnie fofinha com quem se vai dormir abraçada, não falta. E se for uma caça às cores? Pega em caixas de ovos, pinta cada cavidade da caixa com uma cor diferente. Dá uma caixa a cada miúdo. Façam um passeio pelo bosque ou jardim. Cada criança enche a sua caixa com elementos naturais da cor correspondente.  Fazer gelados caseiros também é muito válido.

 

Aqui tens uma opção super simples, prática, saudável. Prepara-se em cinco minutos.

 

Gelado de iogurte & morangos

 

Ingredientes:

850 gramas de iogurte com sabor a fruta (opta por iogurte magro)

1 chávena de morangos

 

 

Preparação:

 

Na liquidificadora coloca os morangos até ficarem em pedaços pequenos (também podes utilizar uma varinha mágica para o efeito).

Numa tigela, mistura os morangos em pedacinhos com o iogurte.

Divide a mistura por copos de papel ou por formas de gelado e, no meio, coloca um palito de gelado (se não tiveres palitos de gelado, uma colher de sobremesa também dá).

Leva ao congelador durante a noite.

No dia seguinte, voilà!