A boa nutrição é uma forte aliada do sistema imunitário

nutrição, sistema imunitário, dieta, proteína, legumes, fruta, glóbulos brancos, anticorpos / Dezembro 2020

Algumas notas nutricionais para reforçar o sistema imunitário.

 

O sistema imunitário depende de uma alimentação nutritiva e de um estilo de vida equilibrado para ser eficaz e funcionar adequadamente. O sistema imunitário trabalha continuamente para nos proteger de doenças e infeções, procurando e depois destruindo vírus, bactérias e parasitas.

 

Assim, é nosso dever sustentar o nosso sistema imunitário com a melhor nutrição possível, para mantê-lo a salvo de doenças e infeções.

 

O sistema imunitário contém glóbulos brancos, que são células que produzem proteínas específicas: os anticorpos. Os anticorpos procuram e destroem os vírus e as bactérias invasoras.

 

Para que o nosso corpo continue a produzir anticorpos é necessário incluir uma certa quantidade de proteína na nossa dieta.

 

Peixe, aves e carnes magras, alimentos à base de soja e produtos lácteos com baixo teor de gordura são muito úteis para a produção de anticorpos.

 

Também a fruta e os legumes promovem o bom funcionamento do sistema imunitário, porque são grandes fontes de vitaminas, tais como as vitaminas A e C. A vitamina C ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga. Já a vitamina A participa ativamente na manutenção da pele e mucosas normais.

 

Fitonutrientes presentes em frutas e legumes atuam como antioxidantes, beneficiando a proteção das células e, consequentemente, fortalecendo a capacidade do nosso corpo para combater doenças.

 

É verdade que algumas pessoas padecem de patologias que perturbam o sistema imunitário. Neste caso, a dieta não é suficiente para ajudar a revigorar o sistema imunitário. Contudo, para pessoas saudáveis, uma dieta equilibrada e ajustada às necessidades individuais auxilia, sem dúvida, o corpo e nomeadamente o sistema imunitário a manter-se em boas condições.